Descubra como monitorar com maior eficiência as ações do poder legislativo

Procurando materiais para ampliar os seus conhecimentos? Então, confira nosso post e conheça 10 livros sobre relações governamentais que você deve ler.
10 livros sobre relações governamentais que você precisa conhecer
20 de agosto de 2019
Você conhece a Lei da Transparência? Leia o nosso blog e saiba mais sobre como ela ampliou o controle do Poder Público pelo cidadão.
O que você precisa saber sobre a Lei da Transparência
17 de setembro de 2019
Preparamos este artigo para mostrar como monitorar as ações do poder legislativo pode ser mais ágil e eficiente com a InteliGov. Confira!

Você já deve entender o impacto que eventuais mudanças na legislação podem trazer para a realidade de uma empresa. Mas, monitorar todas as ações do Poder Legislativo de forma eficiente, para se antecipar a possíveis mudanças, pode ser um trabalho extenuante.

O acompanhamento diário de todo o processo legislativo – muitas vezes não só em âmbito federal, mas também estadual e municipal – é essencial para não ser pego de surpresa por alterações normativas. Essas mudanças podem prejudicar significativamente setores inteiros, da noite para o dia.

A grande questão é que o volume das proposições em tramitação é extremamente grande, o que torna o monitoramento manual dispendioso, complexo e sujeito a falhas. A boa notícia é que hoje é possível usar a tecnologia como aliada. A InteliGov tem uma solução inteiramente digital para tornar o acompanhamento legislativo ágil, eficaz e muito menos trabalhoso.

A importância de monitorar as ações do Poder Legislativo

O Poder Legislativo, no caso do Brasil especialmente o Congresso Nacional, tem uma competência regulatória extremamente ampla, sendo responsável por aprovar leis e outras normas que regulam os mais diversos temas, além de fiscalizar o Poder Executivo.

Sobretudo no que se refere às atividades empresariais, nele editam-se diariamente normas sobre inúmeros de temas, que podem interferir, direta ou indiretamente, no dia-a-dia dos negócios. Empresas que não se atentam para a realidade regulatória podem ter problemas sérios, sem nem identificar a origem. Alguns exemplos dessas situações:

  • instituição ou majoração de tributos, o que pode impactar as finanças da empresa;
  • alterações em direitos trabalhistas, impactando a folha de pagamentos ou a forma como a organização contrata e administra seus recursos humanos;
  • criação de hipóteses de benefícios fiscais a determinados setores, alterando a competitividade no mercado.
  • desconhecimento de proposições normativas que podem interferir na competitividade do negócio;
  • falhas de compliance, principalmente em razão da desatualização com as normas recém-aprovadas;
  • aumento de carga tributária — embora as leis que tenham esse efeito precisem aguardar um prazo para entrem em vigor, pode ser que a empresa necessite de um tempo ainda maior para estruturar seu orçamento;
  • não aproveitamento de benefícios ou incentivos fiscais por desconhecimento;
  • mudanças repentinas na estrutura do mercado e políticas econômicas;

A estrutura do Poder Legislativo no Brasil também acaba por causar uma produção bastante numerosa de atos normativos. Todos os anos, nas esferas federal, estadual, distrital e municipal, a quantidade de leis e normas que entram em vigor, são revogadas ou alteradas é muito grande.

Ainda, a disponibilização de informações pelos órgãos legislativos, principalmente no âmbito subnacional, está longe de ser ideal. Muitas vezes, as informações são incongruentes, divergentes ou demoram muito para ser atualizadas. Essa é uma realidade que dificulta a vida de quem tem de acompanhar tudo isso profissionalmente.

Utilizando uma plataforma de monitoramento

Diante desse cenário, não há nenhuma dúvida de que, hoje, saber como monitorar as ações do Poder Legislativo é essencial para empresas financeiramente saudáveis. O profissional de relações governamentais e institucionais, portanto, precisa lidar com a rapidez dos acontecimentos em tempos de internet e mídias sociais e se utilizar de estratégias que tragam mais eficiência e produtividade para o seu trabalho.

Nos dias de hoje, em qualquer profissão, seguir apenas pelos métodos tradicionais, em que os processos manuais ocupam grande parte da rotina do profissional, pode não ser suficientemente produtivo. No monitoramento do Legislativo, a regra não é diferente. O modelo analógico, além de lento é mais custoso, pois depende do recrutamento de uma força de trabalho maior e exige a consulta em diversos sites para se levantar as informações.

Por outro lado, a tecnologia e a automação são os pilares para um monitoramento eficiente e moderno. Ciente então do papel da inovação nessa atividade, a InteliGov colocou à disposição do mercado, de forma pioneira, uma plataforma de monitoramento de ações do legislativo completamente automatizada. Confira, a seguir, alguns dos seus diferenciais e funcionalidades.

Suporte informativo abrangente

A InteliGov oferece um suporte informativo profundo sobre as ações do Poder Legislativo, tanto em âmbito federal quanto em âmbito estadual e distrital — cobrindo todas as unidades da federação — e municipal. Dessa forma, é possível acompanhar em tempo real as proposições do seu interesse em diferentes esferas do Poder Legislativo.

Interface amigável

A interface da plataforma é amigável, intuitiva e permite grande autonomia ao usuário. Além do monitoramento das casas legislativas federais, facilita o acompanhamento atos do do Poder Executivo e do conteúdo do Diário Oficial da União. Também está disponível o monitoramento integrado do que é mais relevante no Twitter. Além disso, a plataforma foi desenvolvida para ser totalmente responsiva, podendo ser acessada de qualquer dispositivo.

Alto padrão de segurança

A solução também conta com um alto padrão de segurança e compliance. Todas as atividades realizadas pelos usuários na plataforma são monitoradas e registradas no painel de auditoria, exclusivo para o administrador da conta e toda a comunicação é criptografada. Isso significa que o direito à privacidade da organização está preservado.

Aumenta a inteligência dos dados

A plataforma da InteliGov vai muito além da listagem de proposições legislativas. Permite a segmentação do monitoramento por áreas de interesse, como uma ferramenta de Business Intelligence. Os dados são gerados de forma contextualizada, conforme o mercado em que a empresa atua, facilitando o processo de tomada de decisões e a demonstração dos resultados das áreas de relações institucionais e governamentais.

De acordo com o seu interesse, é possível acompanhar a atuação de cada parlamentar e estruturar uma agenda com todas as pautas importantes, integrando-a ao seu calendário favorito, seja no computador, seja em um dispositivo móvel.

Como vimos, monitorar o Poder Legislativo de forma mais moderna e eficiente pode fazer toda diferença na atualidade. Além de aprimorar os processos, a inovação é fundamental para a redução dos seus custos. Pois a InteliGov sabe disso e quer transformar, para melhor, a sua realidade e a da sua empresa.

Ficou interessado em aproveitar todos os diferenciais da nossa plataforma? Então, entre em contato conosco e firme essa parceria de sucesso!

Assine nossa newsletter