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10 livros sobre relações governamentais que você precisa conhecer

Atualizado: 7 de mar. de 2023

A leitura é sempre uma boa maneira para ampliar conhecimentos e a boa notícia é que há uma vasta lista de livros sobre relações governamentais para aqueles que estão dedicados a avançar na carreira.


O profissional de relações governamentais deve estar sempre atualizado e atento aos mais diversos temas, além de conhecer e dominar assuntos que envolvam liderança, convencimento e senso crítico para se tornarem capazes de traçar estratégias certeiras que tragam benefícios aos seus clientes.


E se você está interessado em evoluir, leia nosso post com 10 indicações de livros sobre relações governamentais que precisam ser lidos. Confira!


1. Lobby desvendado: democracia, políticas públicas e corrupção no Brasil contemporâneo

O livro organizado por Milton Seligman e Fernando Mello pretende desmistificar a imagem negativa que o lobby ainda tem no Brasil. Para tanto, é dividido em duas partes: a primeira, trata da origem e história dos lobistas e sua importância em sociedades democráticas. Já na segunda parte, os autores exploram a práticas das relações governamentais apoiada em pilares éticos e legais, proporcionando boas sacadas e conhecimento para quem pretende seguir a carreira.


2. Advocacy: championing ideas and influencing others

Esse livro de John A. Daly deve ser lido por todo profissional que pretende se destacar no grupo e quer aprender como vender suas ideias. O autor afirma que em diversas situações, quando um grupo se reúne para discutir algum assunto, as melhores ideias costumam ser descartadas porque a pessoa que as teve não sabe vendê-las como deveria.


Portanto, Daly oferece um guia de ação que ensina a como moldar opiniões, inspirar ações e alcançar os resultados desejados. Ele se vale de pesquisas nas áreas de persuasão, relações de poder e mudanças de comportamento.


3. The politics book: big ideas simply explained

Trata-se de um guia sobre governo, leis e poder, que explica de maneira simples mais de 100 ideias inovadoras sobre política. O livro traz uma leitura agradável e adequada para os iniciantes no assunto, mas não deixa de ser útil e apresentar informações valiosas até para os profissionais veteranos. Os tópicos tratados vão desde o pensamento político antigo e a política medieval, passando pelas guerras mundiais e a política moderna.


4. Putting stakeholder management into practice

O livro apresenta uma série de histórias de sucesso em diversos setores e regiões e traz consigo análises aprofundadas a respeito do gerenciamento das partes interessadas, os stakeholders, como são chamados tecnicamente.


Com isso, o leitor terá acesso a um conteúdo teórico e prático a respeito do planejamento e implementação de gestões bem-sucedidas de stakeholders, no que diz respeito ao comprometimento das partes envolvidas e, portanto, no sucesso da implementação da estratégia pretendida.


5. Corporate reputation: 12 steps to safeguarding and recovering reputation

É um livro essencial para o profissional de relações governamentais que pretende construir uma boa reputação para gerar maior confiança tanto em seus clientes quanto nos parlamentares com quem precisa lidar diariamente nas negociações de seus projetos.


A Doutora Leslie Gaines-Ross, autora dessa obra e uma das especialistas mais aclamadas do mundo em reputação corporativa, vai ensinar em 12 etapas como proteger e recuperar a reputação em momentos de crise.


6. Influencing powerful people: engage and command the attention of the decision makers to get what you need to succeed

O livro é indicado para os profissionais que querem melhorar seus poderes de persuasão e influência, principalmente quando se trata de pessoas poderosas. Ter que lidar com o seu chefe, líderes de grandes organizações ou parlamentares, muitas vezes, pode ser intimidador e é justamente quando estamos inseguros que deixamos boas oportunidades escorrerem pelas mãos. O autor Dirk Schlimm ensina 16 regras para trabalhar com sucesso com pessoas poderosas e ainda influenciá-las.


7. Relações governamentais e lobby

Relações governamentais e lobby, de Gilberto Galan, é um livro que traz as definições e conceitos da atividade, além da análise dos motivos pelos quais as empresas fazem relações governamentais e como funciona o processo de decisão do governo. Também trata das melhores práticas dentro das relações governamentais, mapeando e antecipando questões que podem ser importantes para as empresas e apresentando ferramentas e estratégias.


8. Lobbysts at work

Esse é um livro que explora o que os lobistas fazem no trabalho e por qual motivo. É uma leitura obrigatória para todo profissional de relações governamentais que esteja interessado em firmar uma parceria séria com o setor público.


A autora, Beth L. Leech, entrevista com profundidade quinze defensores políticos escolhidos para representar a diversidade e a amplitude da profissão de lobista, que, muitas vezes, ainda é vista com certo preconceito. A lista inclui todos os níveis de profissionais de relações governamentais que tentam influenciar decisões nos mais variados setores, como o lobby empresarial, lobby regulatório, lobby local, entre outros.


9. The Art of Lobbying: building Trust and Selling Policy

The art of lobbying é um livro que examina estratégias e técnicas da perspectiva daqueles que são influenciados. Para isso, o autor Bertram Levine, um ex-lobista, entrevistou mais de 40 membros atuais ou antigos do congresso dos Estados Unidos, junto aos seus funcionários, para construir uma obra acadêmica e relevante oferecendo uma perspectiva dos bastidores do mundo do lobby.


10. The lobbying strategy handbook: 10 steps to advancing any cause effectively

O livro tem como peça central uma estrutura de 10 passos que orienta o leitor aos elementos essenciais para a realização de uma campanha de lobby. Dessa maneira, é possível passar a teoria aplicada na prática, analisando três estudos de caso separados que mostram como diferentes grupos de pessoas usaram com sucesso o modelo do livro.


A obra é indicada tanto para os estudantes de graduação quanto os de pós-graduação, bem como qualquer outra pessoa que tenha interesse em criar e conduzir uma campanha de base.


Há uma vasta biblioteca de livros sobre relações governamentais e o profissional que deseja ampliar e solidificar os seus conhecimentos deve sempre estar atento às novidades. A leitura é um importante canal de desenvolvimento tanto pessoal quanto profissional.


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