Como desenvolver sua capacidade analítica: veja 5 dicas essenciais

Veja dicas de como construir uma relação sólida com o setor público, sem infringir a lei e tornar seus processos com esses órgãos mais eficientes.
Entenda definitivamente como construir relações sólidas na interação com o setor público
3 de maio de 2019
Você já ouviu falar em Business Intelligence e ainda não sabe quais são as vantagens que pode trazer para a sua empresa? Confira no artigo!
Business Intelligence: entenda o que é e quais os benefícios
14 de maio de 2019
Como desenvolver sua capacidade analítica? No artigo, trazemos uma série de dicas que podem ajudar nesse processo. Confira!

No mercado de trabalho atual, não basta aos profissionais o domínio de conhecimentos técnicos. Cada vez mais são requeridas as chamadas habilidades sociais.

Uma delas diz respeito ao pensamento analítico. Esta é uma competência crítica para as empresas, pois é essencial para o trabalho de coleta de dados, resolução de problemas e tomada de decisão.

Então, pensar em como desenvolver a capacidade analítica torna-se algo muito importante para as pessoas que desejam permanecer relevantes em qualquer contexto. No artigo de hoje, trazemos uma série de cinco ações que são fundamentais para que você possa evoluir nesse sentido!

O que é o perfil analítico?

A habilidade do pensamento analítico, assim como qualquer outra, é natural para algumas pessoas, mas não é inata para todos. Porém, ela pode ser desenvolvida.

As definições da capacidade analítica podem variar de acordo com sua área de aplicação. Em geral, a maioria dos especialistas, professores e pesquisadores fala sobre essa competência relacionando à habilidade de lidar com dados de vários tipos, vindas de fontes diversas, mas que estão dentro de um mesmo contexto, e estabelecer correlações.

Tem a ver com a extração de informações que possibilitem “quebrar” o quadro geral de uma situação e desconstruí-las para identificar os detalhes como eventuais tendências sistemáticas que possam existir.

Quais as melhores formas para desenvolver a capacidade analítica?

Incrementar suas habilidades de pensamento crítico é algo possível, mas não tão simples. Tornar-se um solucionador de problemas mais proficiente tem uma série de benefícios. Desenvolver habilidades analíticas faz com que você aumente sua empregabilidade, algo muito importante, principalmente, no início da sua carreira.

A aquisição dessas competências ajuda a realizar o seu trabalho com mais eficiência, em menos tempo. E também a ter maior capacidade para mapear o cenário e fazer o que for preciso para progredir.

Ser um solucionador de problemas eficaz e criativo ajudará você a enfrentar até mesmo os mais difíceis desafios cognitivos com facilidade. Quando você entender como digerir os dados, escolher os detalhes relevantes e criar uma solução criativa, pouco poderá prejudicá-lo e o que você deseja.

O pensamento crítico é um tipo de disciplina intelectual que enfatiza a síntese lógica da informação para produzir pensamento e ação informados. É uma maneira de interagirmos com informações, experiências e até mesmo com outras pessoas sem a reatividade costumeira. Algumas ações podem ajudar significativamente nesse processo, como podemos ver a seguir.

1.    Seja observador

Observe as pessoas no seu escritório, mas não só isso. Crie o hábito de fazer isso também fora do ambiente de trabalho. Use o máximo de seus sentidos, veja o que está acontecendo ao seu redor. Existe alguma coisa que o interesse? Lembre-se de que você precisa envolver a mente de forma ativa.

Aprenda como as coisas funcionam. Mesmo que não descubra completamente, tente saber o mínimo a respeito de cada subsistema. Examinando as operações de algo, você passa a ter mais compreensão de processos, o que é vital para estimular suas habilidades analíticas.

Pergunte sempre. A curiosidade é muito importante para nos deixar mais espertos. Quanto mais questionadores somos, maior é o envolvimento das nossas funções cognitivas, como atenção e memória. Fazer mais perguntas ajuda a desenvolver melhores habilidades de resolução de problemas e favorece a retenção de conhecimentos.

2.    Leia mais livros

A chave para melhorar a habilidade de pensamento analítico é manter a mente ativa e em funcionamento constante. Leia livros sobre diversos assuntos, mas priorizando temas técnicos que se relacionam com o seu trabalho. Crie uma estratégia de leitura ativa, questionando o que você está lendo e buscando outras informações sobre o que está sendo tratado.

A leitura é um poderoso trunfo para as nossas habilidades cognitivas. Você pode, também, ingressar ou fundar um clube do livro. Esse tipo de iniciativa favorece o envolvimento e propicia o crescimento do grupo em discussões e análises durante suas reuniões. Ajuda a formar o senso crítico, o entendimento de metáforas e das intenções dos autores em cada passagem.

3.    Pratique jogos de lógica

Se você quer melhorar a capacidade analítica, aprender e praticar com certa frequência jogos como sudoku, quebra-cabeças, xadrez ou palavras-cruzadas podem ser bastante úteis. A melhor parte de trabalhar em jogos cerebrais para desenvolver seu conjunto de habilidades de análise é que é divertido e não requer muita motivação para começar.

Tenha em mente que, para cada pequeno problema proposto em um jogo, existe ao menos uma solução. Visualize e seja articulado nas suas tentativas. Prepare duas, três ou mais alternativas, descobrindo novas formas de solucionar esses desafios. Isso funciona como um teste que prepara o seu cérebro para situações reais.

4.    Aprenda uma coisa nova todos os dias

Crie o hábito de aprender algo novo diariamente. Muitos de nós, uma vez terminados os estudos no colégio ou faculdade, ficam muito mais passivos em relação ao aprendizado. Lemos quando devemos, assumimos novas habilidades quando devemos, mas raramente procuramos estimulação mental e cognitiva inteiramente por nossa própria conta.

Crie o hábito de tentar estar em contato com algo desconhecido e que pode despertar seus sentimentos. Pesquise sobre tópicos variados em sites da internet. Fale com profissionais de outras áreas de atuação para entender como são seus processos. Converse com os stakeholders e entenda suas expectativas. Saia e expanda sua base de conhecimento aprendendo coisas que você não conhecia no dia anterior.

5.    Seja voluntário para novos projetos

Se você está interessado em desenvolver sua habilidade analítica, por que não se oferecer para um projeto que envolva essa habilidade? Às vezes, tudo o que precisamos é de um pequeno empurrão para nos aprofundarmos em algo novo.

Não podemos esperar que tudo caia no nosso colo. Precisamos correr atrás. Voluntariar-se para atividades diferentes, dentro da própria empresa ou externamente, por exemplo em projetos sociais, tem um impacto muito grande no processo de aprendizado.

No final do dia, adquirir habilidades requer muita prática e aplicação. Então, quando pensamos em como desenvolver a capacidade analítica, certamente devemos atentar para as possibilidades de aprender com as experiências cotidianas.

Pratique até que elas surjam e sejam evoluídas naturalmente. Se você se preocupa com isso desde o início da sua carreira, certamente o seu crescimento será acelerado!

Gostou do artigo? Então siga as nossas redes sociais: Facebook, LinkedIn, Instagram e Twitter!

Assine nossa newsletter