Entenda melhor sobre os estilos de liderança na política do Brasil e do mundo!

A polarização no cenário político pode ser entendida como um agente enfraquecedor da democracia. Para mitigar isso é preciso resgatar a negociação. Confira!
Negociação: o método de Harvard
14 de janeiro de 2020
Você sabia que mais de 80% dos brasileiros preferem comprar produtos ou serviços de empresas sustentáveis? Saiba mais sobre a percepção do consumidor!
Responsabilidade Social Corporativa
28 de janeiro de 2020

O futuro de um povo pode ser definido pela forma como se conduz a política. Nesse sentido, os estilos de liderança política traçam muito mais que o perfil de um candidato: são capazes de moldar comportamentos de toda uma sociedade.

As teorias sobre liderança política estão baseadas nos estudos de Aristóteles, como Ética a Nicômaco, Tratado da Virtude Moral. É de Aristóteles e frase “A política é a ciência do Bem para o homem”. Daí, vê-se que o assunto intriga e interessa desde sempre.

Nos tempos modernos, encontram-se estudos sobre o tema a partir da visão do cientista social alemão Max Weber que conceituou com precisão a dominação legítima e a dominação carismática.

É de Weber a citação “Poder é toda chance, seja ela qual for, de impor a própria vontade numa relação social, mesmo contra a relutância dos outros”. A partir desses teóricos, derivam-se as análises sobre os estilos de liderança política, os quais seguem sendo investigados por cientistas políticos, professores, jornalistas e demais entusiastas.

Um tema como esse merece análise e aprofundamento. Neste artigo, destacaremos alguns dos principais estilos de liderança política e suas diferenças mais marcantes. Acompanhe!

Como se define o estilo de liderança política

Pode-se definir Liderança Política como a capacidade que um indivíduo tem de se colocar à frente de processos políticos; uma atitude que leva outros indivíduos a seguirem determinada forma de pensar e atuar.

A liderança política tem por característica a percepção do seu contexto histórico. A partir daí, essa figura é capaz de apresentar movimentos perspicazes e um perfil analítico para se relacionar com as pessoas certas e colocar em prática um poder persuasivo que visa mudar os rumos da história.

Para agir assim, não existe apenas um estilo de liderança política, e sim vários. O estilo da liderança é definido por sua personalidade, suas experiências e vida político-partidária.

De Dom Pedro II, passando por Fernando Henrique Cardoso, a Luiz Inácio Lula da Silva, o Brasil já acompanhou diversos líderes, cada um atuando à sua maneira. Por isso, vale a pena entender um pouco mais sobre as suas diferenças.

Diferentes tipos de liderança política

Algumas classificações sobre tipos de liderança política as nomeiam da seguinte forma: liderança populista ou carismática, liderança liberal, liderança democrática, liderança autoritária ou autocrática e liderança aristocrática.

A seguir, vejamos como funciona cada uma.

Liderança populista e Liderança carismática

A definição para líder populista é bastante diversa. Entende-se que o líder populista é o que busca o apoio das grandes massas por meio de um apelo emocional. Alguns estudiosos percebem uma espécie de contraponto com as elites junto a esses líderes, uma vez que as grandes massas seriam formadas de pessoas com menos poder aquisitivo.

A liderança populista também pode ser conhecida como liderança carismática. Como o termo populismo é muitas vezes empregado para se referir ao líder que tudo promete e pouco faz pelo povo, é comum que os líderes identificados como populistas ou carismáticos jamais caracterizem seu modo de liderança com essas nomenclaturas.

Uma liderança carismática não necessariamente pratica uma política populista. Uma liderança carismática pode ter um discurso que leva ao vínculo emocional com o povo, porém, nas suas ações, ele pode trabalhar para outros interesses.

Apesar das críticas, o populismo também tem os seus defensores. Muitos veem nessa forma de liderança um poderoso mecanismo para integração das classes populares à vida política.

Segundo o teórico político Ernesto Laclau, o populismo é ainda a melhor maneira de organização política. Para ele, esse é o estilo de liderança política que mais oferece representatividade e espaço às classes usualmente excluídas em outros tipos de liderança.

Liderança liberal

A liderança liberal é também conhecida pelo termo francês Laissez-faire, que significa “deixar fazer”. Esse é um estilo de liderança em que o líder garante a liberdade da tomada de decisões individuais ou em grupo. A participação do líder nesse contexto tende a ocorrer somente quando solicitada.

É compreendido por quem segue essa forma de liderança que, com o “deixar fazer”, a execução dos projetos e as iniciativas se tornam mais ágeis e abundantes. O líder liberal cumpre o papel de facilitador dos processos, também sendo o responsável por transmitir as informações de um grupo para o outro.

Para um líder liberal, sem uma supervisão constante, as pessoas assumem uma maior responsabilidade e liberdade de movimentos para executar o que desejam, proporcionando iniciativas benéficas a todos. Por isso, num sistema liberal, a responsabilidade do indivíduo é muito valorizada.

O estudioso Kurt Lewin, da Universidade de Iowa, tem realizado um trabalho de mapeamento de lideranças. Dentro das classificações que realizou, foram mapeados os estilos autocráticos, democráticos e liberal para determinar qual seria o mais eficaz.

Em seu estudo, no entanto, identificou que o estilo liberal ainda era o menos eficaz, uma vez que não gerava satisfação dos subordinados, melhor desempenho e nem uma maior qualidade de trabalho.

Liderança democrática

Na liderança democrática, também conhecida como liderança compartilhada ou participativa, os membros de um grupo ou povo assumem a responsabilidade da tomada de decisão. Dessa forma, cada um oferece da melhor maneira o que pode colocar à disposição da comunidade.

Um bom exemplo desse estilo de liderança política está nas participações em condados dos Estados Unidos. Nesse sistema, o prefeito convoca toda a população para realizar obras; os mais capazes em engenharia, por exemplo, são os primeiros a liderar os esforços.

No estudo realizado por Kurt Lewin (citado no tópico anterior), o estilo de liderança democrático e o estilo de liderança autocrático foram vistos como igualmente eficazes.

Liderança autoritária ou autocrática

Ao contrário da liderança democrática e da liderança liberal, a liderança autocrática assume um controle absoluto sobre a maioria dos processos vividos em determinado país ou comunidade. Este estilo de liderança é autoritário e não conta com a participação de quem não está no governo.

Liderança aristocrática

A Aristocracia é uma forma de governo em que o poder político é oferecido somente a nobres e a suas pessoas de confiança. As lideranças aristocráticas, em sua origem, vieram da necessidade de findar a tirania de um governo imperialista, considerado uma forma de governo perversa e desviada.

A liderança aristocrática recebe uma conotação negativa devido à sua característica de restringir o poder político na mão de poucos indivíduos, o que não garante a representatividade da maioria da população em poderes institucionais. Esse estilo de liderança também é confundido com líderes que somente buscam atender interesses privados.

Liderança opositora

Essa forma de liderança se baseia na resistência ao poder estabelecido. É a liderança questionadora, que encontra os erros e os denuncia. Ao deixar de ser oposição, essa liderança perde seu sentido de ser, devendo assumir outra forma de liderar.

Como vimos, os estilos de liderança são diversos e fazem toda a diferença na história dos povos. Não existe um estilo a ser considerado o mais eficaz para todas as nações. Uma comunidade que se interessa pela política e se mantém atualizada tende a encontrar o seu caminho e ter resultados positivos com as suas escolhas.

Gostou deste conteúdo? Não perca a oportunidade de assinar a nossa newsletter. Assim, você fica por dentro das nossas novidades e recebe conteúdos de qualidade que serão úteis não apenas para você, mas para a sua comunidade.

Assine nossa newsletter