Como estilos de liderança podem impactar a gestão política de um país

Novo Marco Legal do Câmbio: qual o impacto no mercado de moedas?
18 de abril de 2022
O filme Medida Provisória e a conexão com os cenários político e social
29 de abril de 2022

Assim que a Covid-19 começou a se alastrar, forçando praticamente todos os países do mundo a alterarem o seu funcionamento, observamos os governantes tomarem medidas muito distintas e que seguiam o padrão com o qual haviam escolhido para liderar. Alguns apoiaram-se na ciência, outros preocuparam-se com a economia, e isso pode ser um indicativo de estilo de liderança. 

Sabe-se que as lideranças políticas têm impacto determinante no resultado de como cada povo desenha o seu desenvolvimento. Em tempos de pandemia, crise e conflitos – como a guerra entre Rússia e Ucrânia – muitos questionamentos são levantados sobre a conduta dos líderes. Com o aumento da insegurança e da ansiedade da população, é comum que se tenha uma maior preocupação sobre o método com o qual os representantes escolheram lidar com as adversidades.

Os líderes têm o poder de conduzir ao sucesso ou ao fracasso. Isso porque uma liderança que se faz forte, independente do seu estilo, é capaz de influenciar e modificar todo o funcionamento de um país. Líderes têm a responsabilidade de ser um modelo a ser seguido. Assim, é importante saber identificar o estilo de liderança que se faz presente nos governos, pois a maneira escolhida para conduzir uma nação pode dar indícios de como será possível estruturar estratégias de relacionamento com os stakeholders, conforme a orientação da liderança, e que poderão atuar ou não de acordo com os assuntos de interesse de determinados grupos.

Os estilos de liderança política

A função do líder é direcionar. É a pessoa que vai estabelecer critérios de desempenho e promover mudanças para gerar transformações com o intuito de alcançar um objetivo. Teoricamente, o líder deve estar atento às necessidades do grupo, e não às necessidades individuais. Algumas lideranças podem ser classificadas como visionária, servidora, burocrática, transcultural, facilitadora, transformacional e estratégica.

A seguir, confira as características de cada uma.

Liderança visionária

Os administradores visionários são dotados de criatividade e possuem uma visão muito clara dos resultados que pretendem alcançar. Os líderes visionários percebem as possibilidades das oportunidades e compartilham essas ideias com o grupo, pois, sabem que para obter o sucesso em todas as etapas do processo, é necessário o apoio das pessoas que acreditam na sua metodologia.

Nelson Mandela e Martin Luther King Jr. são exemplos de líderes que tiveram visões inspiradoras e que conseguiram conduzir um grupo de pessoas por um processo até transformar seus ideais em realidade.

Liderança servidora

Confiança e respeito podem ser considerados os pilares da liderança servidora. O líder-servo está totalmente alinhado com as necessidades do grupo e reconhece que para chegar ao resultado esperado precisa desempenhar as tarefas impostas ao grupo. Este conceito de liderança é muitas vezes desacreditado por outros estilos de líderes, pois acreditam que este funcionamento pode facilmente desviar a atenção da pessoa designada a liderar.

Por outro lado, a liderança servidora é uma das formas de liderar mais democrática, visto que todo o grupo está envolvido nas tarefas e na tomada de decisões. Essa característica pode facilmente conquistar seguidores por disseminar valores de igualdade entre líder e liderado.

Liderança burocrática

A liderança burocrática costuma ser utilizada na política quando se faz necessário respeitar as leis ou uma metodologia, capaz de garantir a execução dos processos de forma padronizada, até o grupo alcançar um objetivo específico. A preocupação do líder burocrático é sempre ter o controle de como as tarefas estão sendo desempenhadas.

É comum que este tipo de liderança seja percebida como inflexível e desmotivadora, uma vez que oferece pouca autonomia à equipe e diminui a capacidade do grupo em reagir a novas situações. Por outro lado, pode funcionar por curtos períodos de tempo a fim de obter maior organização e eficiência.

Liderança transcultural

Esse tipo de liderança geralmente acontece quando existem várias culturas em um mesmo ambiente. É exigido desse líder o entendimento global da sociedade para que seja possível reconhecer as potências que o cercam e ajustar a maneira de funcionamento entre cada um de seus liderados. Costuma ser muito positiva para países como os Estados Unidos, formados por uma grande diversidade de culturas.

Liderança facilitadora

O líder facilitador é, em primeiro lugar, um educador. Trata-se de uma liderança baseada na oferta de exemplos de comportamentos que o líder ensina para os seus liderados. Uma de suas características é a capacidade de auxiliar o grupo a perceber e compreender os pontos positivos e negativos que movimentam a sociedade.

A liderança facilitadora irá mostrar as causas do baixo funcionamento do grupo ao mesmo tempo que consegue direcionar seus liderados a alcançar uma dinâmica que possibilite a equipe a permanecer no caminho certo, caso estejam demonstrando um funcionamento adequado.

Liderança transformacional

A liderança transformacional é caracterizada pela atuação de um líder carismático, inspirador e inteligente, capaz de transformar ou de mudar a realidade de um ambiente. Geralmente é alguém preparado para resolver desde problemas simples aos mais complexos e está comprometido com o desenvolvimento de seus liderados.

Em todas as áreas de atuação, inclusive na política, a liderança transformacional pode gerar mudanças nas pessoas ao redor, fazendo com que se tornem melhores profissionais e adotem comportamentos mais positivos. É um tipo de liderança que tem o poder de inspirar e serve como um referencial para a superação de expectativas.

Liderança estratégica

Assim como na liderança visionária, os líderes estratégicos também possuem a característica de conseguir direcionar o grupo ao sucesso ao antever as oportunidades. Estes líderes percebem quais são as necessidades da organização e atuam em prol da obtenção de resultados imediatos e para a sustentabilidade do negócio. É um modelo de liderança que vem sendo bastante valorizado por levar muitas empresas ao sucesso.

Governos com uma liderança estratégica geralmente contam com um planejamento de desenvolvimento, onde o líder atua em conjunto com outras lideranças a fim de dar as ferramentas necessárias para que as competências destes grupos sejam fortalecidas e, consequentemente, a assertividade das ações tornem-se cada vez mais consistentes.

Importância da liderança política para o desenvolvimento do país

Além dos citados acima, existem dezenas de estilos de liderança, alguns mais conhecidos do que outros. É importante compreender sobre as mais comuns, pois elas influenciam diretamente no desenvolvimento das organizações. Com isso em mente, podemos nos perguntar, qual o perfil mais adequado para a administração de um país?

As teorias de liderança indicam que não há um perfil melhor do que o outro. O que parece ser fundamental em um líder, para o desenvolvimento de uma nação, é o fato do governante ser uma pessoa que pratica a empatia. Portanto, neste perfil de personalidade, há o interesse em desenvolver um planejamento que vá beneficiar a maioria das pessoas, o que é esperado para o responsável pela gestão de um país.

Conheça outros estilos de liderança política e como são definidos.

Assine nossa newsletter