Inovando na Contabilidade: entrevista com Gabriel Rizza | Contabilizei

Partidos políticos no Brasil: entenda como eles surgiram
8 de abril de 2022
Novo Marco Legal do Câmbio: qual o impacto no mercado de moedas?
18 de abril de 2022

A Inteligov convidou o Gabriel Rizza para contar sobre a dinâmica da Contabilizei, empresa do setor de contabilidade que oferece serviços inovadores aos clientes e busca romper com o padrão tradicional de atendimento na área contábil.

Gabriel é advogado e especialista em Relações Institucionais e Governamentais da Contabilizei e atua há mais de dez anos com políticas públicas para a simplificação da tributação e do processo de abertura de micro e pequenas empresas. Também é mestre em Análise Econômica do Direito pela Universidade Erasmus de Roterdã, especialista em Direito Empresarial pela FGV e bacharel em Direito pela Universidade Federal de Viçosa.

A Contabilizei tem como objetivo descomplicar a vida dos clientes. Qual a importância de oferecer um novo modelo de contabilidade?

Empreender em um ambiente de negócios tão complexo como o brasileiro, junto ao frenético dia a dia, são fatores que muitas vezes tiram o sono de qualquer empreendedor. Por isso é importante a oferta de um novo modelo de contabilidade e de soluções inovadoras.

Utilizando recursos de tecnologia, conseguimos prestar um atendimento online com qualidade, além de possibilitar que o empresário tenha acesso 24 horas por dia aos dados financeiros e contábeis do seu negócio, por meio do nosso ambiente digital.

Com esse modelo é possível repassar o ganho que temos em redução de custos para o cliente e democratizar o serviço. 

Além disso, a Contabilizei entendeu que o empreendedor tem necessidades que vão além dos relatórios contábeis. Por esse motivo, além de otimizar o serviço tradicional com tecnologia, passamos a fornecer outros serviços aos nossos clientes como plano de saúde, facilidades financeiras para que os empresários emitam cobranças e recebam pelos seus serviços sem precisar de um site ou de uma maquininha e obtenham ainda mais vantagens através de conta bancária PJ integrada à contabilidade.

Além de lidar com o sistema de tributação mais complexo do mundo, quais são os outros desafios determinantes para encontrar soluções inovadoras na área contábil?

O nosso produto está muito ligado a plataformas do governo. Isso faz com que o desenvolvimento de tecnologia para se conectar a essas plataformas seja bastante desafiador. Por esse motivo, acompanhamos com muito entusiasmo as estratégias governamentais que fomentam a interoperabilidade de sistemas públicos e privados. 

Quais foram os pontos de atenção que a Contabilizei precisou focar no momento de implementar recursos não tradicionais nas atividades da empresa?

Focamos muito na tecnologia para transformar a experiência dos processos contábeis para os nossos clientes, porém, estamos sempre atentos às exigências regulatórias que devem ser incorporadas no desenvolvimento desses sistemas, como regras tributárias e societárias. Por outro lado, nosso foco nas pessoas ainda é o nosso maior diferencial. Somos mais de 900 especialistas em diversas áreas do conhecimento.

Como as mudanças legislativas podem influenciar ou alterar a forma como é realizada a contabilidade no Brasil? Pode indicar quais movimentações legislativas o setor contábil precisa acompanhar para estar em conformidade?

A atividade contábil, bem como as outras atividades que não são exclusivas de contadores mas que fazem parte do contexto de serviços prestados aos empresários (contas bancárias para PJ, planos de saúde, etc),  são altamente regulamentadas. Por esse motivo, as regras definidas pelo Congresso Nacional ou pelo pelo Poder Executivo podem impactar de forma direta o dia a dia do empresário. Para estar em conformidade, temos equipes dedicadas para acompanhar diariamente todas essas mudanças. 

Em relação às movimentações legislativas, com certeza a Reforma Tributária e os projetos de lei que simplificam as obrigações acessórias no Brasil são temas que os contadores devem acompanhar de perto. Além do tema tributário, existem várias iniciativas que simplificam o processo de registro de empresas. 

Qual o papel do profissional de RelGov em startups voltadas para soluções contábeis?

Colaborar com dados qualificados para que o governo tome as melhores decisões para o empresário brasileiro. Com mais de 30 mil clientes na nossa base, conhecemos de perto os desafios e entraves nos processos relacionados ao ambiente de negócios. Entendemos que o nosso papel é coletar essas oportunidades e propor melhorias aos tomadores de decisão, além de contribuir com a estratégia e visão de futuro. 

Como o monitoramento dos dados governamentais auxilia na tomada de decisões da empresa? Pode indicar quais os riscos foram capazes de minimizar em relação à regulação de processos?

Um processo muito importante para a Contabilizei é o de abertura de empresas. Nos anos de 2019 e 2020 acompanhamos de perto a conversão da MP de Liberdade Econômica (MP nº 881/2019) que simplificou o processo de abertura de empresas, por meio da classificação de baixo risco e a criação da Sociedade Limitada Unipessoal. 

Como temos um alto volume de abertura de empresas, conseguimos antecipar os impactos dessa mudança para que nossa operação e produto fossem adaptados da melhor forma possível para o nosso cliente final.  

E qual a diferença de contar com o monitoramento inteligente? Quais foram os impactos positivos de utilizar a ferramenta Inteligov?

São muitos projetos de lei que afetam a vida do micro e pequeno empresário: desde parcelamentos especiais, simplificação de obrigações acessórias, reforma tributária, etc. 

Diante da quantidade de projetos de lei, a Inteligov facilita a tarefa de monitoramento e por meio de inteligência artificial possibilita que o nosso time foque em análises mais estratégicas, aproveitando a economia de tempo que a automatização da ferramenta proporciona. 

O mercado de soluções inteligentes tem avançado com rapidez. Como vê as estratégias da Contabilizei para se manter à frente da concorrência?

Todos os dias focamos nossos esforços para manter um diálogo transparente e humanizado com nossos clientes, oferecendo soluções inovadoras e tecnológicas, além de despertar ainda mais a confiança em quem utiliza nossos serviços.

Como diferencial, hoje os 30 mil clientes podem contar não apenas com a nossa assistência contábil, mas com um ecossistema de possibilidades para ajudar na gestão de seus negócios. Estamos ampliando nosso portfólio de serviços, que atualmente vão muito além da contabilidade. Provemos serviços agregados como conta corrente PJ, gestão de contas a pagar e a receber, assessoria a plano de saúde para família e colaboradores, entre outros.

O tamanho da oportunidade para ajudar o pequeno empreendedor brasileiro é gigantesco.

Percebemos também que existem muitos empreendedores que não são tão orientados para o digital e querem uma proximidade maior. Por este motivo, a Contabilizei, que antes tinha apenas a operação digital, agora possui duas lojas físicas, sendo uma em São Paulo e outra no Rio de Janeiro. Com o novo investimento que recebemos em 2022, nosso plano é lançar, nos próximos quatro meses, outras cinco ou seis lojas para atendimento presencial ao público.

Como o cenário regulatório pode auxiliar e/ou impedir a evolução dessas soluções?

As soluções ofertadas para o empresário são objeto de muitas regulamentações. Existem muitas oportunidades de inovação regulatória – como o sandbox – promovidos por alguns órgãos governamentais. Isso fomenta a inovação tecnológica em ambientes extremamente regulamentados. 

Mas é necessário uma mudança cultural mais a fundo na forma de enxergar essas inovações, que não passam necessariamente pela criação de novas leis.

A expansão da análise de impacto regulatório também pode ser um aliado na evolução dessas soluções.

Gostou da entrevista e quer saber mais? 🤓

O Gabriel Rizza também conversou com Diogo Jodar, ambiente de negócios no COO e Co-head de Políticas Públicas da Inteligov, sobre a importância da simplificação do Brasil. Você pode conferir o bate-papo acessando o 🎧 #4 Episódio do PodCast Dona Política e Seus Robôs!

Assine nossa newsletter