Bia Falcão a mais nova integrante da Inteligov

Federação e Coligação partidária: você conhece as diferenças?
25 de fevereiro de 2022
Reconhecimento facial: por que você precisa conhecer a regulamentação?
11 de março de 2022

Cientista política, especialista em relações governamentais, lobista e host do podcast Patada de Pantufa, Beatriz Falcão é a nova gerente de comunidade da Inteligov!

1 – Conte-nos sobre você, sobre o Patada de Pantufa e a sua formação.

Eu sou formada em Ciência Política e possuo uma segunda graduação em Filosofia. Também sou especialista em Relações Governamentais pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Além disso, eu tenho o meu podcast, o Patada de Pantufa, que é um espaço que eu uso para desmitificar os conceitos mais difíceis sobre política. 

2 – Por que você decidiu trabalhar em Relgov?

Sempre fui muito apaixonada por política e eu queria trabalhar com resoluções de conflitos desde muito. Então, entre as opções, ou eu teria que seguir para a área do Direito ou Ciência Política. Eu optei por ir para Ciência Política e estou muito feliz desde então. 

3 – Fale um pouco sobre os setores que você passou. 

Tenho muita experiência em consultoria de Relações Governamentais e é justamente por conta das consultorias que eu tive a oportunidade de trabalhar com várias setores diferentes. Dentre todos os segmentos, os principais foram serviços, tecnologia, energia – especialmente energia renovável – e gás natural. 

4 – Para você, o que é essencial para exercer a profissão?

Eu acho que o principal para o Profissional de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) é a capacidade de se comunicar, e se comunicar com clareza, de maneira concisa. Acho que a chave da nossa profissão está calcada na comunicação e em obter boas informações, ou seja, de fontes confiáveis. 

5 – Quais os maiores desafios da área de Relgov?

Na minha opinião, os principais desafios para o profissional de RIG hoje estão focados, principalmente, na parte do monitoramento legislativo e do executivo, por consequência, porque nem todos os estados e todos os municípios têm uma quantidade razoável de transparência. Então, às vezes conseguir informação precisa se torna algo muito difícil.  

6 – Qual a importância da tecnologia para o profissional de Relgov?

A tecnologia não substitui e nunca vai substituir o profissional de Relações Governamentais, mas ela é uma forte aliada, agrega muito valor e com certeza facilita o trabalho de relações governamentais à medida em que você consegue compilar informações e dar inteligência, dar sentido a essas informações – o que é mais importante do que simplesmente coletar as informações. 

7 – O que a Inteligov e nossos seguidores podem esperar da Beatriz Falcão?

Vocês podem esperar bastante entusiasmo, porque eu sou ex-cliente da Inteligov, já fui cliente duas vezes e agora estou vindo para a equipe para trabalhar com esse time maravilhoso! Também podem esperar muita criatividade e comunicação. Eu estou feliz de liderar o time de comunidade e acho que será uma experiência incrível. Aproveitando, eu convido vocês para conhecer a Inteligov e o nosso trabalho. 

Patada de Pantufa

O Patada de Pantufa é um podcast sobre política, onde Beatriz Falcão traz importantes reflexões, além de abordar com leveza e bom humor o cenário político brasileiro e outros temas relacionados. 

Além de uma série detalhada sobre o lobby, batizada de “Lobby para Iniciantes”, os episódios abordam temas como eleições, Direitos Humanos, risco político etc., além de explicar diversos conceitos que estão presentes em nosso dia a dia, em episódios que acontecem tanto no formato ‘solo’ como com entrevistas com convidados. 

Clique aqui para ouvir 🔉

Assine nossa newsletter